quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Dar um lamiré

Quantos de nós já ouvimos a expressão "dar um lamiré"?


dar o lamiré
1.
indicar a nota que serve de referênciadar o tom
2.
dar indicação para iniciar algo
3.
dar uma indicação ou um aviso

dar
 um lamiré
dar uma explicação sucinta sobrefazer um breve resumo de algo

Sempre tive a noção de que era disto que se tratava: dar uma dica, dar uma ideia para incentivo, dar uma espreitadela  determinado assunto para iniciar e por aí em diante.

Descobri exatamente porquê o termo lamiré - que vocês já saberão - e eu só soube ontem.

Se lermos esta definição, abaixo, vão perceber a minha descoberta.
Trata-se da forma aglutinada da expressão «lá, mi, ré», que designa o diapasão, instrumento musical usado na afinação de instrumentos ou vozes. A expressão foi-se popularizando designando qualquer sinal que dê começo a uma atividade.

Decidi aprender a tocar guitarra. Acho que estou com a idade ideal para arranjar um hobby diferente dos habituais e aí está. Esta minha decisão deveu-se a ter escutado uma música tão linda, tão linda que os acordes de guitarra me deslumbraram.
Ainda estive na dúvida se deveria aprender a tocar na elétrica que tenho em casa, mas não. Comprei uma guitarra clássica, que a música era tocada em guitarra clássica.
Isto sou eu na esperança de um dia, conseguir tocar essa música.


Pois bem. Além de alguns exercícios de aquecimento aos dedos e de "descolar" dos dedos, aprendi logo logo, que ainda nem tive tempo de testar muitas vezes os acordes LA (A) , MI (E) , RE (D).
São os primeiros do curso que ando a fazer, supostamente os mais acessíveis e daí lembrei-me do lamiré.





Pronto. Explicado. Já vos dei um lamiré, sobre o dito e avancemos.

6 comentários:

Helena Compagno disse...

Nunca é tarde para aprender algo, Maria João. Eu mesmab em quase meus 60 anos, ai tenho esperanças de teclar no piano uma cançao do Tom Jobim! Nunca havia ouvido a expressão dar um laminé. Taí, aprendi mais uma. Beijos

O meu pensamento viaja disse...

Muito bem, Maria João. Aplausos para o entusiasmo.
Gostei de saber o significado de lamiré.
Beijinhos

Marta Moura disse...

Sempre a aprender! :)

O meu pensamento viaja disse...

Bom fim de semana, Maria João.
Beijinhos

Lete disse...

Que giro... gostei da curiosidade, das duas aliás, mas fiquei mais entusiasmada com a tua aprendizagem de guitarra. Em tempos também aprendi, ainda faço uns acordes e acompanho algumas músicas, coisinhas muito simples e básicas, porque deixei de treinar. Agora só toco em agulhas, rs... :)

Patricia Merella disse...

Querida Maria João,fiz piano quando menina e gostavas de ter tempo para recomeçar. Adorei saber o significado do lamiré. Sucesso no teu projecto.beijinhos