quarta-feira, 22 de julho de 2015

Junk Journal ou Diário da Tralha II

Um Junk Journal traduzido à letra é um Diário da Tralha que de diário tem pouco. Um volume feito de várias formas e com vários materiais onde ao invés de pensamentos e resumos do nossos dias (que também podem ser anotados, pois cada um faz o que quer no seu Junk Journal), é constituído por tudo quanto quisermos usar para o compor: folhas soltas que nos agradam pela cor ou pela escrita que têm, páginas perdidas (porque não gosto de dizer arrancadas) de livros antigos ou que nos dizem alguma coisa;  postais de férias; envelopes onde se podem guardam bilhetes, cartões; desenhos, etc., etc.

Cada pessoa cria o seu próprio Junk Journal. Desde o miolo às capas é à vontade do criador ou do freguês, porque há quem os faça para outros.

Alguns são temáticos, outros são livres e tal como os temas são diversos, as capas, folhas e suas encadernações também o são.

Ora vejamos:


Esta exige uma máquina própria para furar e encadernar. Têm que se criar capas e folhas.



Para esta bastam argolas individuais que se vendem em qualquer papelaria e um furador. Têm que se criar capas e folhas.



Neste caso, as folhas obrigatoriamente dobradas, são unidas em blocos e os blocos em quantidade à escolha, ficam presos à capa com o fio que se vê na lombada e a contorna.
Tem que se criar capa (é o modelo mais trabalhoso, ou aproveitar capas de livros já montadas) e folhas.


Este método será dos mais práticos. Usa-se um dossier, onde se guardam as folhas criadas.

Uma vez que estou a planear criar um com as minhas tralhas, espalhadas algures por caixas e gavetas, não vou usar o primeiro método porque não pretendo gastar dinheiro no furador/encadernador, nem vou usar o quarto método porque é muito básico.

Face às tralhas em questão deverei usar o segundo e numa nova oportunidade o terceiro que acho uma delicia.

Voltarei em breve ao tema, porque este tema é pior que "Morangos com Açúcar" com vinte temporadas de cem episódios cada.



2 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Maria joão para quem guarda (acumula?) parece-me uma excelente maneira de organizar. Para que como eu destralha, acho que me falta o material com que organizar. Uma ideia curiosa, em todo o caso.
Beijo

Marta Moura disse...

É uma ideia bem gira!